Efeméride/ 3 de Dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado sob o lema "Transformação para uma sociedade sustentável e resiliente para todos"

Anualmente, o 3 de Dezembro é reconhecido como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas e em 2017 é assinalada sob o lema “Transformação para uma sociedade sustentável e resiliente para todos”.

Este ano, o dia centra-se na promoção dos direitos e bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e do desenvolvimento. Além disso, pretende-se sensibilizar para a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, económica e cultural.

De acordo com a ONU, as pessoas com deficiência, como beneficiárias e agentes de mudança, podem acelerar o processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável e promover uma sociedade resiliente para todos, inclusive no contexto da redução do risco de desastres e da acção humanitária e do desenvolvimento urbano”.

Recorde-se que, em 2006, a ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem como finalidade proteger os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência.

Cabo Verde ratificou o documento em 2011. Confira o texto no link em baixo:

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência


C/ Sandra Moreira (estagiária)

Image: http://blogdoeloiltoncajuhy.com.br