Migrantes: Presidente da CNDHC apresenta comunicação em congresso das INDH francófonas

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, foi uma das oradoras no 6º congresso da Associação Francófona das Comissões Nacionais de Direitos Humanos (ADCNDH), que decorreu a 25 e 26 de Novembro, na Cidade de Abidjan, Costa do Marfim.

Na sua intervenção, Zaida Morais de Freitas apresentou os principais aspetos da evolução da política migratória em Cabo Verde, assim como os sucessos alcançados e desafios que ainda subsistem.

Sob o tema “O papel das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) na promoção e proteção dos direitos das pessoas migrantes: normas, boas práticas e desafios”, a iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e reforçar a cooperação entre os países participantes. Pretendeu-se, desta forma, dotar as INDH de ferramentas para melhorar as ações de plaidoyer em matéria de política migratória.

O evento contou com a parceria da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Costa do Marfim.