Forças Armadas: CNDHC recebe visita de equipa para explorar áreas de cooperação

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania recebeu, no passado dia 10 de Abril, a visita de uma equipa das Forças Armadas de Cabo Verde. Além de conhecer a sede da CNDHC, o encontro teve como principais objetivos analisar possibilidades de cooperação no que se refere à reinserção social dos reclusos do estabelecimento prisional militar, e também a nível da formação em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Da equipa fizeram parte o Promotor de Justiça Militar, Major Job Gomes; o Secretário do Tribunal Militar de Instância, Tenente Euclides Moreira; e o Comissário da CNDHC e Tenente Coronel, Silvino Semedo.

Foram recebidos pela Presidente Zaida Morais de Freitas e pelos técnicos Arlindo Sanches e Ilda Fortes.

Durante o encontro, foram discutidas algumas estratégias para a criação de um programa de reinserção social específica dos reclusos do estabelecimento prisional militar, com o apoio e mobilização de outros parceiros.

Além disso, as duas entidades mostraram-se interessadas em cooperar no que se refere à formação para militares em temas relacionados com os Direitos Humanos e com o Direito Internacional Humanitário.

De referir que o encontro decorreu no seguimento de uma visita que a CNDHC efetuou ao estabelecimento prisional militar, no Quartel Eugénio Lima, no passado mês de Dezembro. Recorde-se que em 2014 a CNDHC já havia visitado o local, ainda em obras, tendo ainda realizado algumas atividades com os reclusos quando estes ainda se encontravam em Fontes Almeida.

Artigos relacionados:

+ Quartel de Eugénio Lima: CNDHC visita obras do futuro Estabelecimento Prisional

+ Paternidade e Cuidado: CNDHC e Laço Branco realizam palestra com militares

+ Fontes Almeida: CNDHC realiza palestra sobre HIV Sida com reclusos militares

United Kingdom gambling site click here